6 tendências de telecomunicação para ficar de olho em 2018.

Mobilidade e BYOD, IoT, Telefonia em Nuvem, LTE para banda larga, Atendimento Omnichannel e Segurança para redes de dados e voz: conheça um pouco mais sobre essas tendências de telecomunicação em 2018 e como elas vão impactar diretamente as empresas e seus negócios.
Já não é nenhuma surpresa que as áreas de Telecomunicação e Tecnologia da Informação estão cada vez mais próximas. Se de um lado a TI revoluciona com tecnologias disruptivas, de outro, o setor de Telecom lança mão de produtos e serviços que acompanham essa evolução.
Entre os principais destaques, abordamos 5 tendências em telecomunicação que acreditamos ser fundamentais para qualquer empresa que queria se colocar à frente de sua concorrência. Vamos a elas!
1. Mobilidade e BYOD
Muitas empresas vêm adotando a prática de permitir que colaboradores e parceiros utilizem seus próprios equipamentos para trabalhar. Este movimento, chamado BYOD (Bring Your Own Device – algo como “traga seu próprio dispositivo”), é uma das portas de entrada para a integração de sistemas e tecnologias.
Para as empresas, o BYOD representa não só ganho de produtividade (a mobilidade permite que as pessoas sejam mais produtivas) como também a redução de custos com infraestrutura física.
Para se adaptarem a este novo cenário, as empresas deverão integrar sistemas e tecnologias visando garantir que a comunicação entre dispositivos e soluções que não se falam naturalmente seja segura e unificada.
2. Atendimento Omnichannel
Ainda dentro do conceito de mobilidade e integração, destacamos o surgimento de um novo tipo de interação entre empresas e clientes.
Com o aumento de novos meios de comunicação (redes sociais, aplicativos de mensagens, chats, chamadas de vídeo) e de aplicações para dar conta dessa grande diversidade, a tendência é que os atendimentos sejam versáteis.
Isso significa integrar diversos canais, tratando-os como um só. Assim, um atendente pode usar a mesma interface para atender um cliente seja pelo WhatsApp, seja pelo chat do Facebook e até mesmo pelo próprio telefone convencional.
3. Telefonia em Nuvem
O Cloud Computing já é uma realidade para muitos. Empresas e pessoas físicas se beneficiam da computação em nuvem, reduzindo custos e ganhando mobilidade.
A área de telecom é uma das que mais se aproveitam dessa nova realidade. Hoje, a telefonia em nuvem (com os chamados IP PBXs) já ultrapassou o PABX tradicional e a previsão de crescimento é de 9,2% nos próximos três anos, de acordo com dados da Synergy.
Essa quebra de paradigma acontece em meio a uma transformação digital, que tem como base a melhora na velocidade das conexões de banda larga, a estabilidade dos links e também as novas tecnologias de processamento em rede.
4. Tecnologia LTE para banda larga
Desde 2015, com o leilão da Anatel para as sobras de frequência nas faixas de 1,8 GHz, 1,9 GHz e 2,5 GHz, a tecnologia LTE (Long Term Evolution) cresce a passos largos no Brasil. Reconhecido como a quarta geração da telefonia móvel (o famoso 4G) a LTE amplia as possibilidades de conexões e transmissão de dados.
Segundo dados da Anatel, de maio a novembro de 2017, a LTE representou uma média de 1,28% do total de acessos à internet. Uma das tendências para 2018 é que ela se consolide como uma boa opção para a prestação de serviço de banda larga fixa.
Esta é uma excelente oportunidade para os pequenos provedores incrementarem suas receitas oferecendo aos seus clientes o acesso à rede 4G, principalmente onde outras tecnologias ainda não estão disponíveis.
5. IoT – Internet das Coisas
A Internet das Coisas (do termo em inglês “Internet of Things”) estará cada vez mais presente no mercado brasileiro. Com a promessa de transformar a forma como nos comunicamos e como interagimos com o mundo à nossa volta, a IoT vai se consolidar cada vez mais em dispositivos conectados à internet.
Segundo dados do IDC Brasill, 5% do investimento de algumas empresas é destinado à IoT. O mercado já prevê que até 2020 o conceito atinja, no Brasil, a casa dos US$ 13 bilhões em investimento.
Com o futuro batendo à porta, as empresas agora têm outras preocupações: integrar seus sistemas, aumentar a capacidade de suas redes, adquirir novos equipamentos e softwares que permitam lidar com o volume de dados e informações que serão gerados e, principalmente, garantir que esses dados estejam seguros.
6. Segurança para redes de dados e voz
A Internet das Coisas trouxe muitas inovações e também facilidades, seja para empresas, seja para pessoas físicas. Junto a essas facilidades, no entanto, vieram as ameaças à segurança das redes de dados e voz.
Com o aumento do tráfego de objetos IoT à internet, tanto em ambientes industriais quanto comerciais, sistemas se tornam mais vulneráveis, uma vez que tais objetos criam muitos pontos de conexão que abrem brechas para invasores.
Para se precaver de possíveis invasões e consequentes perdas, provedores de serviços de comunicações e empresas precisam adotar soluções de segurança tanto em redes de Unify Communication (UC) quanto em redes VoIP/SIP, VoLTE e Vídeo/SIP.
Tais medidas são indispensáveis para manter a qualidade dos serviços prestados e prover segurança contra ameaças de invasão de redes de dados e de voz por aplicativos maliciosos e hackers.