O WhatsApp Business já está disponível no Brasil. Conheça as funcionalidades e descubra como pequenas empresas podem tirar proveito delas.




WhatsApp Business

Com mais de 100 milhões de usuários de WhatsApp no Brasil, WhatsApp Business pode se tornar útil principalmente para automatização de mensagens e acompanhamento de métricas com estatísticas sobre as mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.


Com a evolução e a democratização das tecnologias digitais, pequenas e médias empresas passaram a utilizar e disponibilizar canais cada vez mais inovadores de relacionamento com o cliente. O atendimento via chat, que até pouco tempo atrás ficava limitado a grandes aparatos de tecnologia e empresas grandes, é agora uma realidade para a maioria das empresas que têm atuação no mundo digital.

A grande vantagem de lançar mãos dessas tecnologias é justamente o fato de as empresas conseguirem integrar seus canais (conhecido como omnichannel) e possibilitar aos consumidores uma comunicação integrada, sem que consigam distinguir entre o mundo offline e o mundo online.

Nesse sentido, muitas empresas de tecnologia já vêm criando ferramentas, principalmente para corporações cuja atuação é focada no atendimento ao cliente e o WhatsApp Business é um exemplo disso – além de ser mais uma ferramenta poderosa de relacionamento entre uma marca e seus clientes.


“Mais de 80% das pequenas empresas na Índia e no Brasil afirmam que o WhatsApp hoje, os ajuda na comunicação com seus clientes e com o crescimento de seus negócios – (fonte: estudo Morning Consult) – e com o WhatsApp Business, as pessoas poderão entrar em contato com as empresas facilmente, de forma rápida e simples.”

Fonte: Blog do WhatsApp


Vantagens do WhatsApp Business


Migração segura da antiga conta

Para as empresas que estavam preocupadas com o fato de poder perder histórico de mensagens e contatos de sua antiga conta, um alívio: a versão business foi desenvolvida para que a conta antiga migre com segurança, mantendo assim históricos de conversas e contatos.

Mensagens automáticas

Envio de respostas rápidas para as questões mais frequentes, além de mensagens de saudação para apresentar a empresa aos clientes, mensagens de ausência e mensagens programadas – funcionalidade importante principalmente quando o cliente está em outro fuso horário ou precisa ser contatado em um horário que a empresa já está fechada.

Número fixo

Agora, cada empresa poderá cadastrar os números dos telefones fixos que já utiliza, não sendo necessário adquirir um novo número de celular. Essa é uma incrível vantagem do novo aplicativo.

Perfil corporativo

Assim como acontece com o Google Business, por exemplo, o WhatsApp Business também vai permitir que as empresas criem um perfil corporativo, incluindo informações que são próprias de seu negócio. Isso significa que informações como endereço, site, e-mail e descritivo do negócio estarão disponíveis a todo momento para quem está do outro lado da tela.

Métricas

Outro grande diferencial da versão empresarial é um recurso relativo às métricas e que ficará sob o menu de estatísticas. Apesar de básico, a empresa poderá mensurar o uso da sua conta corporativa e ver dados dados sobre as mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

Etiquetas

Para completar a lista de vantagens, uma que certamente vai ajudar na organização: para facilitar a identificação de mensagens, o novo aplicativo tem uma função de etiquetas. A ideia é criar novos marcadores como “novo cliente”, “prospect”, “contatar novamente”, “pago”, “aguardando boleto” etc. ou utilizar os já existentes no aplicativo. Para criar novos marcadores, basta abrir uma conversa, tocar no ícone do menu (no canto superior direito da interface) e escolher a opção referente a adicionar novas etiquetas.